Tese

Tese para anular auto de infração ambiental pela prescrição

Avatar photo
Escrito por
Advogado Ambiental
49222/SC
Advogado no Farenzena Franco Advogados especialista em Direito Ambiental e Agronegócio.
Nome do material no AdvLabs:
Prescrição intercorrente - Processo administrativo paralisado por mais de 03 anos sem despacho ou instrução entre a lavratura do auto e a cientificação do infrator

Resumo:

A prescrição, pela sua própria essência, pressupõe inércia do titular do direito, que no plano do Direito Administrativo Sancionador, significa que estará configurada quando o processo ficar paralisado por período superior a 3 (três) anos, sem que ocorra nenhum dos fatos interruptivos pelo prazo estabelecido em lei. É, pois, instituto jurídico consagrado com o intuito de sancionar a letargia do titular do direito.

Por isso é que o art. 1º, § 1º da Lei Federal 9.873/99, oriunda do Legislador Ordinário, e posteriormente o art. 21, § 2º, do Decreto 6.514/2008, trataram de estabelecer o prazo de prescrição para o exercício da ação punitiva, segundo os quais, em redação similar, incide a prescrição no procedimento administrativo paralisado por mais de 3 (três) anos, pendente de julgamento ou despacho, cujos autos serão arquivados de ofício ou mediante requerimento da parte interessada, ou seja, preveem a hipótese da denominada prescrição intercorrente.

A tese defende a ocorrência da prescrição intercorrente trienal do processo administrativo instaurado para apurar a prática da infração ambiental em razão de ter ficado paralisado por mais de 3 anos, demonstrando ainda que somente os atos tendentes a apurar o ato ilícito são capazes de interromper eventual incidência da prescrição intercorrente.

Isto é, os atos capazes de possibilitar o julgamento, no sentido da homologação ou não do auto de infração, mas que para tanto, faz-se necessária a cientificação da parte autuada para que apresente defesa, em homenagem ao princípio do devido processo legal.

Objetivo:

Extinção do processo administrativo em razão de ter permanecido paralisado por mais de 3 (três) anos entre a lavratura do auto de infração e a cientificação da parte autuada para apresentação de defesa administrativa.

Dicas práticas de quando e como usar essa tese

A tese é cabível quando o processo administrativo ficou paralisado injustificadamente por mais de 3 anos entre a lavratura do auto de infração ambiental (ato inequívoco que importa apuração do fato e interrompe o lustro prescricional) e a cientificação da parte autuada para que apresente defesa administrativa, ainda que por edital (hipótese que também interrompe a prescrição por se tratar de notificação ou citação do indiciado ou acusado, inclusive por meio de edital).

Desta forma, a tese visa demonstrar que se o processo administrativo permaneceu paralisado por mais de 3 (três) anos entre a lavratura do auto de infração e a cientificação da parte autuada, havendo excesso de prazo na condução de apuração e penalização do ilícito administrativo, excesso esse para a qual não concorreu o infrator, concretizou-se a prescrição intercorrente trienal.

Material indisponível

Este material está indisponível no momento, mas em breve teremos novidades! Quer ser avisado quando esse material estiver disponível novamente? Adicione seu e-mail e entraremos em contato.

    Assuntos: Prescrição
    Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
    E compartilhe:
    Avatar photo
    Escrito por
    Advogado Ambiental
    49222/SC
    Advogado no Farenzena Franco Advogados especialista em Direito Ambiental e Agronegócio.
    Tipo de material: Teses
    Matérias: Direito Administrativo Ambiental
    Tipificações: Decreto 6.514/08

    Material indisponível

    Este material está indisponível no momento, mas em breve teremos novidades! Quer ser avisado quando esse material estiver disponível novamente? Adicione seu e-mail e entraremos em contato.

      Leia também

      Nossos artigos são publicados periodicamente com novidade e análises do mundo do Direito Ambiental.