O Processo Administrativo Ambiental é composto por fases, a saber:
- Lavratura do Auto de Infração Ambiental
- Notificação ou Intimação do Autuado
- Audiência de Conciliação
- Apresentação de Defesa Prévia
- Instrução
- Julgamento em Primeira Instância
- Recurso à Autoridade Superior e Julgamento
Por se tratar de conteúdo longo e detalhado, dividiremos o conteúdo em 4 artigos, todos disponibilizados neste site.
Índice
Fases do Processo Administrativo: Parte 1
As infrações ambientais são apuradas em processo administrativo próprio, instaurado de ofício a partir da lavratura do auto de infração ambiental, assegurado ao autuado o direito ao contraditório e à ampla defesa.
Além disso, devem ser observados os princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, publicidade, segurança jurídica, interesse público, impessoalidade, boa-fé e eficiência.
No processo administrativo também devem ser observados, dentre outros:
- os critérios de atuação conforme a Lei e o Direito;
- atendimento a fins de interesse geral;
- objetividade no atendimento do interesse público;
- atuação segundo padrões éticos de probidade; decoro e boa-fé;
- adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público;
- indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão;
- observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos do autuado;
- garantia à apresentação de alegações finais;
- à produção de provas e à interposição de recursos; e,
- interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.
O autuado ainda tem o direito, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados, de ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações.
Também tem direito de ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado; ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.
E, ainda pode formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente; e, fazer-se assistir, facultativamente, por advogado.
Contudo, o autuado também possui deveres, como expor os fatos conforme a verdade, proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé, não agir de modo temerário, e prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.
Prazos do processo administrativo ambiental
Os prazos do processo administrativo, como regra geral, são contados a partir da notificação pessoal do autuado ou de seu representante legal, por via postal com aviso de recebimento, por edital ou qualquer outro meio disponível que assegure a certeza da ciência do autuado.
Os prazos são os seguintes:
PRAZOS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO AMBIENTAL | ||
ATO | PRAZO | PREVISÃO LEGAL Decreto 6.514/08 |
Defesa administrativa | 20 dias | artigos 113 e 97-A |
Alegações finais | 10 dias | artigo 122 |
Recurso administrativo | 20 dias | artigo 127 |
Pagamento da multa | 5 dias | artigo 126 |
Fases do processo administrativo
Cumpre destacar, que no processo administrativo ambiental federal há somente duas esferas.
A primeira é composta pela equipe de instrução a qual é responsável por conduzir a audiência de conciliação ambiental e elaborar proposta de julgamento que será encaminhada para decisão da autoridade julgadora de primeira instância.
Já a segunda esfera ─ para a qual são encaminhados os recursos administrativos interpostos contra decisão da autoridade de primeira instância ─, também é composta por integrantes da equipe de instrução os quais elaboram proposta de julgamento, cabendo à autoridade superior a decisão final (segunda instância).
Nos tópicos seguintes, explicaremos detalhadamente cada fase do processo administrativo federal, desde a autuação até a execução das sanções ou extinção do processo.
Fase 1: Lavratura do auto de infração ambiental
Constatada a ocorrência de infração administrativa ambiental, seja remotamente com base em imagens de satélite e geoprocessamento ou in loco, o agente ambiental de fiscalização lavra o auto de infração, por meio eletrônico.
No auto de infração ambiental, deve constar a identificação do autuado, a descrição clara e objetiva da infração administrativa constatada e a indicação dos respectivos dispositivos legais e regulamentares infringidos, além da indicação da sanção cabível, a qual depende de confirmação da autoridade julgadora.
A lavratura do auto de infração é detalhada em relatório de fiscalização confeccionado pelo próprio agente autuante em até 10 dias contados da lavratura do auto de infração, salvo impossibilidade adequadamente motivada.
Relatório de fiscalização
Sugerimos que o autuado sempre solicite o relatório de fiscalização antes de elaborar sua defesa, pois é nele que constam (ou devem constar) maiores informações sobre a atuação, tais como, a descrição das circunstâncias que levaram à constatação da infração ambiental e à identificação da autoria.
Tais informações devem ser demonstradas na relação da infração administrativa com a conduta do autuado, comissiva ou omissiva, e o seu elemento subjetivo.
No relatório de fiscalização também deve constar o registro da situação por fotografias, vídeos, mapas, termos de declaração ou outros meios de prova, os critérios utilizados para fixação da multa, a identificação do dano ambiental e dos responsáveis pela reparação.
Também deve constar quaisquer outras informações que, para a autoridade ambiental, podem ser relevantes para a caracterização da responsabilidade administrativa.
Por isso, é importante que o autuado tenha conhecimento de todas essas informações e possa contrapô-las no seu pleno exercício de defesa.
Notificação para apresentar informações
Há casos, porém, que antes de lavrar o auto de infração, o órgão ambiental autuante notifica o administrado para apresentação de informações e documentos que contribuam para sua identificação e comprovação, como por exemplo, quando não tiver a certeza quanto à autoria ou à materialidade da infração.
Se as informações e documentos forem apresentados e o agente ambiental ficar convencido de que o autuado não praticou nenhuma conduta violadora da legislação ambiental, deixará de lavrar o auto de infração.
Por outro lado, apresentados ou não, se o agente se convencer de que o autuado concorreu para a infração, lavrará o auto, instaurando o processo administrativo.
Fase 2: Notificação do autuado
Após a lavratura do auto de infração, o autuado deve ser notificado através de meios que assegurem sua inequívoca ciência, assim como de todas as fases do processo, sob pena de gerar a nulidade ou anulabilidade do auto de infração, dos atos subsequentes ou do próprio processo administrativo.
Entendemos que os meios de notificação devem seguir uma obrigatória e necessária ordem cronológica, de modo que a notificação editalícia somente pode ocorrer após exauridas todas as tentativas de localizar o autuado.
Inclusive, eventuais tentativas de notificação infrutíferas devem ser registradas e fundamentadas no próprio processo administrativo.
Notificação pessoal do autuado
A primeira notificação é pessoal, que pode ocorrer após a lavratura do auto na presença do infrator ou, realizada por um agente ambiental, desde que não comprometa sua segurança.
Importante destacar, que mesmo diante da recusa em assinar o auto e seus acessórios ─ fato que é certificado pelo agente ambiental na presença de duas testemunhas ─, o agente o entrega ao autuado, iniciando-se a contagem do prazo para o oferecimento de defesa, a qual sobrestada até a realização da audiência de conciliação.
Notificação por via postal com aviso de recebimento
Já a notificação por via postal com aviso de recebimento, é realizada quando não for possível a notificação pessoal, considerada válida quando a sua devolução indicar a recusa do recebimento pelo autuado.
Também será válida, se recebida no mesmo endereço do autuado; por funcionário da portaria responsável pelo recebimento de correspondência nos condomínios edilícios ou loteamentos com controle de acesso; ou, quando enviada para o endereço atualizado da pessoa jurídica.
Lado outro, se constatada a devolução da notificação enviada por via postal com aviso de recebimento porque o autuado se mudou ou seu endereço é desconhecido, o órgão ambiental autuante realiza consulta na base de dados em que tiver acesso e o notifica novamente no novo endereço encontrado.
Se inexitosas, o órgão ambiental pode tentar notificar o sócio, no caso de o autuado ser a pessoa jurídica, e, inclusive, o advogado, desde que conste nos autos procuração com outorga de poderes específicos para recebimento de notificações.
Notificação por edital
Mas se ainda assim não for possível notificar o autuado, à autoridade ambiental cabe proceder a notificação por edital como última instância, em caráter excepcional, desde que fique demonstrado nos autos de forma cabal o desconhecimento do local em que se encontra o autuado ou se este é estrangeiro não residente e sem representante constituído no país.
Também há a possibilidade de substituir a intimação pessoal ou por via postal com aviso de recebimento por intimação eletrônica quando houver concordância expressa do autuado e tecnologia disponível que confirme o seu recebimento.
Importante destacar que o autuado pode indicar, a qualquer tempo, no curso do processo, o endereço eletrônico para receber notificações.
Para tanto, é necessário que haja concordância expressa e tecnologia disponível que confirme o seu recebimento, bem como, endereços alternativos para recebimento de correspondências e endereço do seu procurador com poderes específicos para recebimento de notificações.
Conclusão
Em qualquer dos casos, ao receber a notificação se iniciam os prazos para a práticas dos atos processuais, cuja perda acarreta na preclusão para sua prática e, inclusive, na revelia.
Especificamente quanto à primeira defesa (prévia ou administrativa), o prazo fica sobrestado até a data de realização da audiência de conciliação ambiental, como veremos no próximo capítulo.
Continue lendo: Fases do Processo Administrativo: Parte 2 – Audiência de conciliação
19 Comentários. Deixe novo
Fui autuado e fui citado por edital. Ocorre que agora meu nome foi para o protesto na ordem de 120 mil reais. O que posso fazer pra me defender dessa autuação/multa/protesto?
Breno, bom dia! Primeiro é necessário obter cópia integral do processo administrativo ambiental, e após analisá-lo, havendo nulidade como a intimação por edital, você pode ingressar com uma ação anulatória do auto de infração ambiental.
Olá , fui pego resgatando um balao , mas não me pegaram com o balao , e me aplicaram uma multa no valor d 10 mil … o que posso fazer para me defender …..
Se estiver no prazo de defesa, você pode apresentar defesa administrativa e alegar toda a matéria de defesa e juntar documentos para comprovar suas alegações.
Tem prazo para o órgão julgador decidir sobre a defesa administrativa ?
Depende da legislação aplicável. Se o órgão ambiental autuante é o IBAMA ou ICMBio, o prazo para julgamento é de 30 dias contados da data de lavratura do auto de infração ambiental. Findo esse prazo, abre-se ao autuado a oportunidade de requerer judicialmente que o órgão cumpra o prazo de 30 dias para julgamento. Já em Minas Gerais, por exemplo, que há legislação própria, o prazo é de 60 dias. Então sugiro verificar a legislação aplicável.
Olá, mas o prazo de 20 dias para apresentação de defesa administrativa são contados de forma corrida ou em dias úteis, Doutor?
No processo administrativo ambiental federal, o prazo para apresentar defesa é contado em dias corridos a partir do recebimento do auto de infração ambiental.
Olá. Quando inscrito em Dívida Ativa a competência sai do órgão ambiental para propor parcelamento? Ou ainda posso pagar no órgão ambiental? Se ficar na competência da SEFAZ, qual legislação? Grata
Quando a multa ambiental é inscrita em dívida ativa, o parcelamento deve ser feito direto com a procuradoria. Antes disso, o parcelamento da multa ambiental é com o órgão autuante.
Ola meu pai recebeu uma notificação ambiental por queimadas na rua da casa dele. Veio a notificação para ele e com meu nome também. Porém, não moro lá a anos. Tem algo que eu possa fazer? Como usam meu nome se nem morar lá não moro.
Bom dia Daniela. Geralmente, é lavrado um auto de infração ambiental para cada pretenso infrator. Se o seu nome consta no mesmo auto, conjuntamente com o nome do seu pai, me parece haver vício formal. De qualquer modo, você pode apresentar defesa administrativa, se ainda estiver dentro do prazo.
Conteúdo muito bom!
Uma dúvida: Esgotadas todas as tentativas de notificação do autuado, mesmo a tentativa de notificação por edital, é cabível a decretação da revelia pelo órgão ambiental?
Não existe revelia nos processos administrativos ambientais. O desatendimento da intimação, mesmo que por edital, não importa o reconhecimento da verdade dos fatos descritos no auto de infração ambiental, nem a renúncia a direito pelo autuado.
Plataforma muito bacana sobre direito ambiental.