Tese

Tese para anular processo por ausência de conversão de multa ambiental

Avatar photo
Escrito por
Advogado Ambiental
49222/SC
Advogado no Farenzena Franco Advogados especialista em Direito Ambiental e Agronegócio.
Nome do material no AdvLabs:
Ausência de análise de pedido de conversão de multa – Nulidade – Usar em recurso administrativo

Resumo:

O artigo 145 do Decreto 6.514/08 determina que a autoridade julgadora, em decisão única, ao julgar o auto de infração, também deve analisar eventual pedido de conversão da multa em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente, considerando as peculiaridades do caso concreto, os antecedentes do infrator e o efeito dissuasório da multa ambiental, devendo em decisão motivada deferir ou não o pedido de conversão formulado pelo autuado.

Como se sabe, os atos administrativos devem ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses, e em que pese a discricionariedade da Administração Pública para decidir sobre a concessão ou rejeição da conversão da multa ambiental em prestação de serviço, bem como o desconto de legal do valor da multa, uma vez formulado o pedido é de rigor sua análise, seja para deferir, seja para indeferir, declinando em qualquer das hipóteses a respectiva motivação, sob pena de violar a garantia ao devido processo legal.

A tese visa, portanto, declarar a nulidade da decisão julgadora que deixou de analisar o pedido de conversão da multa realizado pela parte autuada em sua defesa ou alegações finais, devendo o processo administrativo retornar à primeira instância para que a autoridade competente examine a possibilidade de conversão da infração em serviços, fundamentando sua decisão.

Objetivo:

Declarar a nulidade do processo administrativo a partir da decisão julgadora que deixou de analisar o pedido de conversão da multa em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente realizado pela parte autuada em sua defesa administrativa ou alegações finais.

Dicas práticas de quando e como usar essa tese

A tese é cabível quando a parte autuada realiza, em sua defesa administrativa ou alegações finais, pedido de conversão da multa em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente, o qual não é analisado pela autoridade julgadora quando do julgamento do processo, que profere decisão única impondo sanção e prazo para seu cumprimento, sem oportunizar a conversão.

Assim, diante da ausência da análise do pedido de conversão da multa aplicada, busca-se o seu retorno à primeira instância administrativa para que seja analisada a possibilidade de conversão em prestação de serviço.

Questão importante a ser mencionada, embora discordemos, é que há Juízos entendendo que o pedido de conversão da multa em sede de defesa administrativa ou alegações finais importa em manifestação expressa de tentativa de solução conciliatória para fins de interrupção do prazo prescricional aos moldes do inciso IV do artigo 2º, da Lei Federal 9.873/99.

Por outro lado, há órgãos ambientais que não analisam o pedido de conversão da multa, o que pode acarretar, a depender do caso concreto, em nulidade do processo administrativo e consequente ocorrência da prescrição, podendo o pedido ser uma boa estratégia de defesa.

Material indisponível

Este material está indisponível no momento, mas em breve teremos novidades! Quer ser avisado quando esse material estiver disponível novamente? Adicione seu e-mail e entraremos em contato.

    Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
    E compartilhe:
    Avatar photo
    Escrito por
    Advogado Ambiental
    49222/SC
    Advogado no Farenzena Franco Advogados especialista em Direito Ambiental e Agronegócio.
    Tipo de material: Teses
    Matérias: Direito Administrativo Ambiental
    Tipificações: Decreto 6.514/08

    Material indisponível

    Este material está indisponível no momento, mas em breve teremos novidades! Quer ser avisado quando esse material estiver disponível novamente? Adicione seu e-mail e entraremos em contato.

      Leia também

      Nossos artigos são publicados periodicamente com novidade e análises do mundo do Direito Ambiental.