Embargos à execução. Defesa do executado. Advogado. Escritório de Advocacia.
Basca selecionar um dos horários disponíveis que seu horário será automaticamente reservado para uma videoconferência com um de nossos especialistas.
Embargos à execução. Defesa do executado. Advogado. Escritório de Advocacia.
O devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não se houver por eles responsabilizado.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina julgou procedente embargos à execução opostos por carcinicultor de Florianópolis em desfavor de banco que lhe cobrava dívida de R$ 125.000 relativa a cédula rural hipotecária, emitida para fins de subsidiar cultivo de camarão.
Em sua defesa, o carcinicultor alegou que o inadimplemento ocorreu em razão de força maior, pois precisou paralisar, de forma definitiva, a atividade de criação de camarão em razão dela ter sido acometida por vírus denominado “mancha branca”, o que torna o camarão impróprio para o consumo.
O pedido do carcinicultor para extinguir a execução foi fundada no artigo 393 do Código Civil, que prevê que o devedor não responderá pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior se por eles não for responsável.
Assim, o carcinicultor que embargou a execução, conseguiu comprovar a ocorrência da praga “mancha branca” através de cópia do auto de interdição emitido pela Cidasc – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, bem como que o vírus em questão é de impossível erradicação.
Desta feita, considerada a singularidade do infortúnio da “mancha branca” que atingiu todas a propriedade do carcinicultor, causando a mortalidade dos camarões de cultivo, a execução foi extinta.
Nossos artigos são publicados periodicamente com novidade e análises do mundo do Direito Ambiental.
Multa Ambiental. Animal silvestre em cativeiro. Auto de Infração Ambiental. Nulidade, Anulação.
Queimadas. Emprego de Fogo. Atividade agropastoril. Cana de açúcar. Dano ambiental. Auto de Infração Ambiental. Advogado.
2 Comentários. Deixe novo
Estou sendo executado pelo banco do brasil, porque peguei um financiamento para aumentar a produção, mas deu uma doença e matou tudo. quero entrar com o processo pra não pagar a dívida.
Boa tarde Sr. Dorval. Fizemos contato via e-mail. Obrigado!