Revogação de liminar que suspende atividade em área do Bioma Mata Atlântica

Escrito por
Farenzena Tonon Advogados

Revogação de liminar que suspende atividade em área do Bioma Mata Atlântica é o conjunto de medidas que devolve ao réu o uso da área enquanto a ação civil pública ambiental continua tramitando. A liminar não é decisão definitiva: o art. 296 do Código de Processo Civil determina que a tutela provisória conserva eficácia, mas pode, a qualquer tempo, ser revogada ou modificada.

A via do réu privado é o agravo de instrumento com pedido de efeito suspensivo, cabível em quinze dias contra decisão sobre tutela provisória, pelos arts. 1.015, I, e 1.003, § 5º, do CPC.

A suspensão da execução da liminar pelo presidente do tribunal, que aparece primeiro em qualquer pesquisa, a lei reserva à pessoa jurídica de direito público interessada, no art. 12, § 1º, da Lei 7.347/1985.

O Farenzena Tonon Advogados conduz a revogação de liminar ambiental nos dezessete estados do bioma, para produtores rurais, incorporadoras, construtoras e empresas com obra ou atividade paralisada.

Receber análise do meu caso pelo WhatsApp

Neste conteúdo

Este serviço é para você se

As seis situações abaixo são as que mais chegam ao escritório nesse serviço. Reconhecer a sua na lista já indica por onde o pedido de revogação de liminar começa.

Não encontrou a sua situação? Descreva o que a decisão determinou e a equipe informa se o caso comporta pedido de revogação de liminar e qual é o prazo que resta.

A via do réu privado não é a suspensão de liminar

Quem foi atingido por liminar em ação civil pública ambiental tem três vias, e a mais divulgada não é nenhuma delas. A confusão custa prazo.

Pesquisar por suspensão de liminar leva a páginas sobre o art. 4º da Lei 8.437/1992, com o rito do pedido dirigido ao presidente do tribunal. Nada ali serve ao produtor rural ou à incorporadora.

O motivo está no texto da própria lei. O art. 12, § 1º, da Lei 7.347/1985 admite a suspensão da execução da liminar “a requerimento de pessoa jurídica de direito público interessada”.

Mesma limitação de legitimidade aparece no art. 4º da Lei 8.437/1992, que disciplina a suspensão de liminares proferidas contra o Poder Público.

Traduzindo: essa via existe para a União, para o Estado, para o Município e para o Ministério Público. O réu privado fica de fora, por mais grave que seja o prejuízo da paralisação.

Duas portas de revogação de liminar continuam abertas ao réu, e funcionam melhor combinadas. A primeira é o pedido de reconsideração ao juízo que deferiu a medida, fundado no art. 296 do CPC.

A segunda porta é o agravo de instrumento. O art. 1.015, I, do CPC lista as decisões sobre tutelas provisórias entre as agraváveis, e o art. 12 da Lei 7.347/1985 já dizia que o mandado liminar sai em decisão sujeita a agravo.

Protocolado o agravo, o relator tem cinco dias para atribuir efeito suspensivo ao recurso ou deferir, em antecipação de tutela, a pretensão recursal, pelo art. 1.019, I. É nesse ponto que a obra volta a andar.

Fazer as duas coisas ao mesmo tempo não é desperdício, e o CPC explica por quê. O art. 1.018, § 1º, prevê que a reforma integral da decisão pelo juiz torna o agravo prejudicado, sem qualquer prejuízo ao agravante.

Quem opta por só um caminho perde. Esperar a reconsideração consome os quinze dias do art. 1.003, § 5º; recorrer sem tentar a reconsideração abandona a chance de resolver o problema em uma semana, no próprio juízo.

Essa leitura vale para qualquer ação civil pública ambiental, e o Farenzena Tonon Advogados a aplica também na revogação de medida liminar concedida em ação civil pública sem recorte de bioma.

Qual via cabe contra a sua liminar, e quem pode usar cada uma

A tabela abaixo separa as quatro vias de revogação de liminar pelo critério que decide tudo na prática: quem tem legitimidade para usá-la, e onde cada pedido é protocolado.

Via Quem pode usar Onde se pede Norma e prazo
Pedido de reconsideração ou revogação Qualquer parte, inclusive o réu privado No próprio juízo que deferiu a medida Art. 296 do CPC. Sem prazo próprio, por ser modificável a qualquer tempo
Agravo de instrumento com pedido de efeito suspensivo Qualquer parte, inclusive o réu privado Direto no tribunal, distribuído ao relator Arts. 1.015, I, e 1.019, I, do CPC. Quinze dias, pelo art. 1.003, § 5º
Agravo interno Quem teve o efeito suspensivo negado pelo relator No próprio tribunal, dirigido ao órgão colegiado Art. 1.021 do CPC. Quinze dias, com multa de 1% a 5% se unânime a improcedência
Suspensão da execução da liminar Somente pessoa jurídica de direito público interessada e Ministério Público Ao presidente do tribunal competente para o recurso Art. 12, § 1º, da Lei 7.347/1985 e art. 4º da Lei 8.437/1992. Agravo em cinco dias

Duas leituras saem da tabela. A última linha não é caminho do réu privado, e as três primeiras se encadeiam: reconsideração, agravo e, se o relator negar, agravo interno.

Há ainda uma quinta possibilidade, que não é via autônoma. O art. 300, § 1º, do CPC autoriza o juiz a exigir caução para ressarcir danos, e oferecer caução idônea às vezes viabiliza a modificação parcial da liminar.

Do protocolo à decisão sobre o efeito suspensivo

São seis etapas, e todas têm prazo fixado no CPC. A ordem entre elas importa, porque perder a contagem da primeira etapa inutiliza as outras cinco.

  1. Contagem do prazo. Os quinze dias correm da intimação do advogado, da sociedade de advogados ou da Defensoria, pelo art. 1.003 do CPC. Réu citado antes de constituir advogado tem a contagem regida pelo art. 231, na forma do § 2º do mesmo artigo.
  2. Pedido de reconsideração no juízo de origem. Vai protocolado de imediato, com o laudo e os documentos que a liminar não viu. Se o juiz reformar inteiramente a decisão, o art. 1.018, § 1º, torna o agravo prejudicado, e o processo segue sem a paralisação.
  3. Instrução do agravo. O art. 1.017, I, lista as cópias obrigatórias, entre elas a decisão agravada e a certidão da intimação. Em autos eletrônicos o § 5º dispensa essas peças, e o agravante junta o que ajudar na compreensão da controvérsia.
  4. Protocolo. O agravo vai diretamente ao tribunal competente, pelo art. 1.017, § 2º, I. Em autos físicos, o agravante tem três dias para comunicar a interposição ao juízo de origem, e o descumprimento gera inadmissibilidade pelo art. 1.018, § 3º.
  5. Decisão do relator. Distribuído o recurso, o relator tem cinco dias para atribuir efeito suspensivo ou antecipar a pretensão recursal, pelo art. 1.019, I, comunicando a decisão ao juiz. É a etapa que devolve o uso da área.
  6. Contraditório e colegiado. O agravado responde em quinze dias e o Ministério Público se manifesta no mesmo prazo, pelos incisos II e III do art. 1.019. Negado o efeito suspensivo pelo relator, cabe agravo interno ao colegiado, pelo art. 1.021.

Uma nota sobre a multa diária que quase sempre acompanha essas liminares. O art. 12, § 2º, da Lei 7.347/1985 só a torna exigível após o trânsito em julgado favorável ao autor, embora devida desde o dia do descumprimento.

O que o escritório procura na liminar quando a área é de Mata Atlântica

Procura o que faltou ao pedido, e não a defesa do desmatamento. O art. 300 do CPC exige probabilidade do direito e perigo de dano, e no bioma a probabilidade do direito tem um requisito técnico próprio.

Esse requisito é o enquadramento da vegetação. A Lei 11.428/2006 não trata toda Mata Atlântica do mesmo jeito: o art. 8º manda diferenciar o regime conforme a vegetação seja primária ou secundária e, nesta, conforme o estágio de regeneração.

Do enquadramento depende tudo o mais. Pelo art. 14, a supressão de vegetação primária e de secundária em estágio avançado só se autoriza por utilidade pública, enquanto a de estágio médio também se admite por interesse social.

Estágio inicial segue outro regime, mais permissivo, pelo art. 25. Confundir os três é o erro que o escritório encontra em boa parte das liminares desse bioma.

O Decreto 6.660/2008, que regulamenta a Lei da Mata Atlântica, fixa o padrão de prova: o art. 7º, XIII, exige laudo técnico com Anotação de Responsabilidade Técnica, de profissional habilitado, atestando o estágio de regeneração da vegetação.

E o § 2º do mesmo artigo vai além, ao condicionar a autorização a prévia vistoria de campo que ateste a veracidade das informações prestadas. Parâmetros básicos de análise dos estágios constam da Resolução CONAMA nº 10, de 1º de outubro de 1993.

Compare esse padrão com a peça que costuma instruir a inicial. Imagem de satélite, polígono desenhado sobre foto aérea e nenhuma vistoria assinada por engenheiro florestal ou biólogo.

Quando a acusação não mediu o que a norma manda medir, a probabilidade do direito não alcança o patamar que a tutela de urgência pede. A defesa ataca esse ponto, sem entrar no mérito ambiental.

Vale registrar o que a acusação usará em resposta. O art. 5º da Lei 11.428/2006 diz que a vegetação não perde a classificação em razão de incêndio, desmatamento ou intervenção não autorizada, o que impede o argumento de área já alterada.

Por isso a defesa não nega o corte, quando ele existiu. Discute o enquadramento, a alternativa técnica e locacional exigida pelo art. 14 e a proporcionalidade da medida de urgência.

Uma mudança recente entrou nessa conta, e ainda não apareceu na maioria das peças. Os §§ 1º e 2º do art. 14 da Lei 11.428/2006 foram revogados pelo art. 66, III, da Lei 15.190/2025.

Eram os dois parágrafos que distribuíam a competência para autorizar a supressão entre o órgão estadual, o federal e o municipal, com anuência prévia quando cabível.

A Lei Geral do Licenciamento Ambiental, publicada em 8 de agosto de 2025, entrou em vigor cento e oitenta dias depois, pelo art. 67. Se a decisão do seu caso fundamenta a competência nesses parágrafos, aponta para dispositivo revogado.

O caput do art. 14 seguiu intacto, e é dele que vem o fundamento útil à defesa. Utilidade pública, interesse social, procedimento administrativo próprio e inexistência de alternativa técnica e locacional continuam sendo os critérios do bioma.

Obra urbana merece leitura separada, porque nela a lei muda o parâmetro conforme a data em que o perímetro urbano foi aprovado.

O art. 30, I, admite a supressão de secundária em estágio avançado em perímetro aprovado até a vigência da lei, desde que o empreendimento preserve metade da área coberta por essa vegetação.

Para estágio médio, os percentuais estão no art. 31: trinta por cento nos perímetros aprovados até a vigência e cinquenta por cento nos posteriores. Se a liminar ignorou a data do seu perímetro, aplicou percentual errado.

Falta o segundo requisito do art. 300, e ele costuma ser o ponto mais frágil da liminar. Atividade instalada há anos, com licença ou com autorização de supressão em vigor, não configura o perigo de dano que justifica decidir sem ouvir a outra parte.

Demolição e supressão de benfeitorias acrescentam o argumento do art. 300, § 3º, que veda a tutela antecipada quando houver perigo de irreversibilidade dos efeitos. Demolir o que está construído é irreversível por definição.

Quando a liminar deriva de auto de infração anterior, o escritório trabalha as duas frentes ao mesmo tempo, e a defesa no processo administrativo por desmatar vegetação do bioma Mata Atlântica corre em paralelo ao agravo.

Havendo termo de embargo sobre a mesma área, entra também o desembargo da área, obra ou atividade no bioma, que tem rito próprio e não depende do resultado da ação civil pública.

Conversar com a equipe pelo WhatsApp

O que a defesa reúne antes de pedir a revogação

Cinco conjuntos de prova sustentam o pedido de revogação de liminar, e a ordem entre eles não importa. O que importa é que nenhum deles falte quando o agravo for protocolado.

  • Laudo de caracterização da vegetação. Elaborado por profissional habilitado, com ART, no padrão que o art. 7º, XIII, do Decreto 6.660/2008 exige do próprio órgão ambiental. É a peça que contesta o enquadramento adotado na inicial.
  • Histórico de uso da área. Imagens de datas anteriores, notas fiscais, contratos, matrícula e documentos de financiamento que demonstrem há quanto tempo a atividade existe naquele lugar.
  • Atos administrativos em vigor. Licença, autorização de supressão, anuências e protocolos pendentes. Atividade autorizada e liminar que a suspende é contradição que o tribunal examina com atenção.
  • Cronologia da fiscalização e da ação. Datas do relatório técnico, do auto de infração e do ajuizamento. Intervalo longo entre o fato e o pedido de urgência enfraquece o perigo de dano.
  • Demonstração do prejuízo da paralisação. Contratos suspensos, folha de pagamento, safra em curso e obrigações com prazo. Alimenta o juízo de proporcionalidade e o argumento de irreversibilidade.

Reunido esse material, parte dele também instrui o ajuizamento da ação para anular o auto de infração por desmatar Mata Atlântica, quando a autuação precede a ação civil pública.

Situações em que o escritório atua nesse serviço

Quatro recortes concentram a maior parte dos casos. Nenhum depende do estado onde a área fica, porque o critério é o que a decisão determinou.

Em um sítio no litoral catarinense, a liminar mandou cessar toda intervenção após alerta de supressão de 1,8 hectare, com o processo instruído apenas por imagem de satélite e sem laudo de estágio.

Já em um loteamento aprovado antes de 2006 na região metropolitana, a decisão proibiu a continuidade das obras sem examinar qual percentual de preservação o art. 31 exigia para aquele perímetro.

No caso de uma indústria com licença de operação válida, a suspensão atingiu a atividade inteira por conta de vegetação em estágio inicial na faixa de ampliação, quando o art. 25 submete esse estágio a regime próprio.

Pedido de demolição é o quarto recorte, e a revogação de liminar aí tem tratamento separado por causa da irreversibilidade. O escritório conduz também a revogação de medida liminar concedida em ação civil pública que pede demolição.

O que o escritório não faz nesse serviço

Promessa de resultado está fora, porque decisão de urgência é juízo de probabilidade e nenhum advogado controla o que o relator decidirá em cinco dias.

O escritório também não orienta o descumprimento da liminar enquanto ela vigora. Continuar a atividade sob decisão vigente acumula multa diária e compromete o próprio pedido de revogação de liminar.

Laudo de caracterização de vegetação não sai daqui: a peça é de engenheiro florestal, biólogo ou agrônomo habilitado, e a ART em nome do técnico é o que lhe dá valor no processo.

Sustentar que a área não integra o bioma, quando a delimitação do mapa do IBGE referida no art. 2º da Lei 11.428/2006 indica o contrário, não entra na estratégia da defesa.

Como começa o atendimento

Começa pela leitura da decisão e da certidão de intimação, nessa ordem, porque é a certidão que define quanto prazo resta para o agravo.

O que enviar na primeira conversa: a decisão liminar, a petição inicial, a certidão ou o comprovante de intimação, a matrícula do imóvel e as licenças ou autorizações que existirem.

A primeira entrega é uma leitura técnica que diz três coisas: quanto prazo resta, quais fundamentos a decisão apresenta e qual via de revogação de liminar o caso comporta.

Quem sustenta o pedido de efeito suspensivo perante o relator é Cláudio Farenzena, inscrito na OAB/SC sob o n. 49.222 e na OAB/MT sob o n. 35.260/A, especialista em Direito Ambiental e em revogação de liminar ambiental no Bioma Mata Atlântica.

Perguntas frequentes

Quando a liminar pode ser revogada?

A qualquer tempo, enquanto o processo estiver em curso. O art. 296 do Código de Processo Civil determina que a tutela provisória conserva eficácia na pendência do processo, mas pode ser revogada ou modificada quando o juiz se convencer de que os requisitos não estão presentes. Na prática, a revogação de liminar acontece em três momentos: quando a parte apresenta ao próprio juízo a prova que faltava no pedido, quando o relator atribui efeito suspensivo ao agravo pelo art. 1.019, I, e quando surge fato novo que altera o quadro de urgência. Em área de Mata Atlântica, a prova que mais muda o resultado é o laudo de caracterização da vegetação.

Como reverter uma liminar?

Por duas medidas que funcionam melhor combinadas. A primeira é o pedido de reconsideração dirigido ao juízo que deferiu a medida, com base no art. 296 do CPC, instruído com os documentos e o laudo técnico que a decisão não examinou. A segunda é o agravo de instrumento com pedido de efeito suspensivo, protocolado direto no tribunal em quinze dias, pelos arts. 1.015, I, e 1.003, § 5º. As duas correm ao mesmo tempo sem prejuízo, porque o art. 1.018, § 1º, prevê que a reforma integral pelo juiz torna o agravo prejudicado. Esperar a resposta do juízo antes de recorrer consome o prazo recursal.

É possível derrubar uma liminar?

É, e o caminho depende de quem está pedindo. O réu privado, seja produtor rural, incorporadora ou empresa, dispõe do pedido de reconsideração ao juízo de origem, do agravo de instrumento com efeito suspensivo e do agravo interno contra a decisão monocrática que negar o pedido, pelo art. 1.021 do CPC. O que ele não tem é a suspensão da execução da liminar prevista no art. 12, § 1º, da Lei 7.347/1985, reservada à pessoa jurídica de direito público interessada. O resultado depende menos do recurso escolhido e mais da prova técnica que instrui o seu pedido, sobretudo do enquadramento da vegetação na sua área.

É necessário pedir efeito suspensivo no agravo de instrumento?

É necessário pedir expressamente, porque o agravo de instrumento não suspende por si a decisão agravada. O art. 1.019, I, do CPC estabelece que o relator poderá atribuir efeito suspensivo ao recurso ou deferir, em antecipação de tutela, total ou parcialmente, a pretensão recursal. Sem o pedido, a liminar continua produzindo efeitos até o julgamento pelo colegiado, o que costuma levar meses. O seu requerimento precisa demonstrar o risco concreto da manutenção da decisão nesse intervalo: contratos suspensos, safra em curso, obrigações com prazo e folha de pagamento. Em pedido de demolição, soma-se o argumento da irreversibilidade dos efeitos, previsto no art. 300, § 3º.

Qual recurso contra decisão liminar em agravo de instrumento?

Contra a decisão monocrática do relator que nega o efeito suspensivo cabe agravo interno, dirigido ao órgão colegiado do próprio tribunal, pelo art. 1.021 do CPC. A petição precisa impugnar especificadamente os fundamentos da decisão agravada, por exigência do § 1º, e o relator intima a parte contrária para manifestar-se em quinze dias antes de levar o recurso a julgamento. Existe um risco a considerar: o § 4º do mesmo artigo prevê multa de um a cinco por cento do valor atualizado da causa quando o agravo interno é declarado manifestamente inadmissível ou improcedente em votação unânime. Recurso sem fundamento novo raramente compensa.

Quanto tempo dura o efeito suspensivo?

Dura até o julgamento do agravo de instrumento pelo órgão colegiado. Concedido pelo relator na forma do art. 1.019, I, do CPC, o efeito suspensivo sustenta os efeitos da decisão agravada durante toda a tramitação do recurso, e a comunicação ao juiz de origem faz com que a liminar deixe de produzir efeitos nesse intervalo. Não há prazo fixo em norma para esse julgamento, e a sua atividade permanece liberada enquanto ele não sai. Provido o agravo, a liminar é definitivamente revogada; negado, a decisão volta a produzir efeitos desde a publicação do acórdão. O processo principal segue tramitando em primeiro grau durante todo esse período.

O produtor pode pedir a suspensão da liminar ao presidente do tribunal?

Não pode. O art. 12, § 1º, da Lei 7.347/1985 autoriza o presidente do tribunal a suspender a execução da liminar, mas apenas a requerimento de pessoa jurídica de direito público interessada, e o art. 4º da Lei 8.437/1992 repete essa limitação de legitimidade. A via existe para a União, os Estados, os Municípios e o Ministério Público, não para o réu privado. É uma confusão frequente, porque a maior parte do material disponível sobre suspensão de liminar descreve o rito sem mencionar quem tem legitimidade. O produtor rural, a incorporadora e a empresa recorrem pelo agravo de instrumento, com pedido de efeito suspensivo ao relator.

Fale com o Farenzena Tonon Advogados

Quem foi atingido por liminar que suspendeu a atividade tem mais opções do que imagina. O Farenzena Tonon Advogados pode mostrar quais são essas opções no seu caso específico. Entre em contato e descreva a situação com o máximo de detalhes possível.

Envie a decisão liminar e a certidão de intimação. Com esses dois documentos, a equipe informa qual prazo ainda corre e qual via de revogação de liminar ambiental cabe.

Falar com o Farenzena Tonon Advogados

Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!